Este fim de semana, estive no/do outro lado, na/da outra banda do rio Tejo, no/do lado esquerdo…
É verdade; estive em Almada, na Pousada da Juventude – um lugar paradisíaco, mesmo ao lado do Cristo Rei, onde pude “espreitar” , quer de dia, seja de noite, e extasiadamente, a deslumbrante Lisboa - a frequentar/participar na Escola de Formação Marxista da APSR.
Começamos na sexta-feira, à noite, com a exibição de “BAMAKO”, um filme de Abderrahmane Sissako, que nos transporta para África e para o julgamento, por parte da sociedade civil do Mali, do Banco Mundial e do FMI, assistindo-se, depois, a um animado e participativo debate.
No sábado, logo pela manhã, a Rita Calvário abriu a sessão com uma conferência sobre o tema “Países Emergentes : que Modelo, que Consequências Ecológicas ?”, seguindo-se o Heitor Sousa, que dissertou sobre a “Actualidade de Che Guevara “.
Depois do almoço, (re)começamos com “Religiões Monoteístas e Estado”, tema apresentado pelo Francês Vincent Ruesh, seguindo-se o Francisco Louçã, com o painel : “Movimentos Sociais, Sindicatos, Partidos : Como se Relacionam, Qual a Sua Necessidade ?” tendo, depois, o Catalão Miguel Romero, terminado a sessão da tarde, apresentando a “Guerra Civil Espanhola: História e Aniquilação do POUM” .
Depois do jantar, e animado pelo Jorge Costa, houve lugar ao Workshop “Activismo na Blogosfera”.
Recomeçamos, hoje e pela manhã, com a exibição de um Documentário Histórico sobre o PSR, ao que se seguiu o tema “Geopolítica em África” ,apresentado pelo Mamadou Ba.
Em todos os painéis, e após a apresentação de cada um dos respectivos temas, houve lugar a activos e participativos debates que só ajudaram a enriquecer as temáticas em análise.
E, assim, depois do almoço, regressamos, todos(as) e cada um(a), ao aconchego do(s) nosso(s) lar(es), com a certeza que este fim de semana - um fim de semana de muito trabalho e de muito estudo – valeu, de facto, a pena … e, sobretudo, com a convicção que o ensino é, pode e deve ser, também, informal …
Carlos Borges Sousa
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário