sexta-feira, 21 de março de 2008

Contributo de um Amigo

A emergência da(s) Bicada(s) …


A emergência dos Blogs, como fontes de informação, tem provocado mudanças profundas nos processos de produção e difusão informativa, sobretudo no momento em que pesquisas apontam para a perda de credibilidade dos média convencionais para os meios on-line.

E é, assim, pela(s) “mão(s)” do Rogério Ponte - um bom Amigo e Companheiro, lá, de longe, da (minha/nossa) Ilha de S. Miguel - que aparece, agora e na blogosfera, o “Bicadas no Atlântico” ao qual, e desde já, desejo muita confiabilidade, credibilidade e reputação.

Na década de 90, o blog nasce como diário virtual, como bloco de notas na web, com alto teor personalista, como a possibilidade electrónica e instantânea de/da exacerbação do eu, do self.

Poucos anos depois, percebe-se que estaria ali, nos Blogs, a possibilidade da mídia - de um homem só, e/ou em parceria(s) – alterar, de forma substantiva, as relações comunicacionais, criando condições, todas as condições, para que o Público alcançasse um novo patamar no processo comunicacional, que não mais foi/ficou restrito à posição do receptor passivo de mensagens.

Estamos num tempo em que, e infelizmente, a popularidade se confunde com reputação; em que a confiabilidade e notoriedade parecem ser sinónimas; em que a quantidade e visibilidade aproximam-se perigosamente de/da autoridade.

É, assim, e por isso, que o “Bicadas no Atlântico” pode(rá) ser importante para demarcar, na Blogosfera, os contornos da credibilidade; para tal, será condição necessária e suficiente que consiga levar o Público, o seu Público, para o campo das (suas) decisões de uma forma muito activa e muito participativa.

Pois, que o “Bicadas no Atlântico” seja um espaço onde, e sem quaisquer delitos de opinião, se possa exercer a Democracia, a Participativa, aquela em que verdadeiramente acredito.

Uma Boa Páscoa, e muitas e boas “Bicadas” !…

Carlos Borges Sousa

1 comentário:

Rogério Ponte disse...

Caro amigo Carlos,
Como não podia deixar de ser o teu contributo para o" Bicadas do Atlântico" é sempre bem vindo e enriquecerá este espaço de debate livre a quem quiser expôr os seus pontos de vista sobre o que entender.
O meu bem haja, muito obrigado e este espaço tem e terá sempre lugar para a tua preciosa colaboração.Volta sempre.